-
Arquitetos: Valentirov & Partners
- Área: 1800 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Andrey Avdeenko
-
Fabricantes: Reynaers Aluminium
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno do projeto está localizado na pequena aldeia de Obukhivka, perto da cidade de Dnipro, Ucrânia. Os edifícios existentes são baixos, caóticos e estilisticamente díspares. A arquitetura do projeto foi pensada para ser um contraste com o contexto, como uma espécie de experimento social que visa iniciar um processo de mudança da qualidade arquitetônica do local.
O edifício apresenta uma estrutura de planeamento linear, o que é bastante diferente para projetos desta tipologia. Mas foi isso que permitiu colocar as instalações de todos os 6 grupos infantis ao longo da fachada principal, orientada ao sul. A ideia principal era criar um espaço repleto de luz solar e ao mesmo tempo garantir a máxima ligação do interior com a paisagem envolvente.
A tectônica da fachada é formada por elementos de proteção solar, evitando o superaquecimento no verão. Devido à orientação para o sul, o uso de energia solar é previsto para o aquecimento das instalações no outono e inverno, quando o sol está mais baixo no horizonte.
O design de interiores é simples e funcional. O objetivo principal é criar um pano de fundo despretensioso para o mundo infantil colorido e emocionalmente brilhante. Em nossa profunda convicção, são as crianças que atuam como os protagonistas na composição do ambiente.
O edifício foi encomendado por uma comunidade local e financiado pelo governo regional. Portanto, havia muitos obstáculos burocráticos na sua realização. Para a realidade ucraniana, o projeto era experimental, pois apresentava um número significativo de desvios dos códigos e requisitos de construção que estavam desatualizados desde os tempos soviéticos. A equipe do projeto, incluindo os representantes do cliente, teve de exercer alguns esforços supérfluos na coordenação de soluções de projeto em várias instâncias.
A base estrutural do edifício é de concreto armado monolítico e uma grande área envidraçada com orientação a sul permite ao máximo a entrada de luz solar nas salas infantis.
Além disso, os painéis solares no telhado fornecem mais da metade da necessidade anual de eletricidade do edifício. O orçamento para a venda da edificação se aproximou dos 1000 € / m2.